domingo, 13 de dezembro de 2009

Transformar a educação


Educação Transformadora

Na história da educação, percebemos que inúmeras formas de educar foram propostas durante os séculos. No ocidente, os primeiros foram Sócrates e Aristóteles, como exemplo das idéias filosóficas, utilizando dos questionamentos para os jovens de seu tempo, a dialética (ou descobrindo o sujeito), alias, prática ainda almejada pelos docentes da língua portuguesa na escola formal. O sujeito dentro desta concepção de educação está inserido na relação ensino aprendizagem, refletindo sobre as teorias e práticas, ensina e aprende realizando sempre uma reflexão sobre o que fez e o que fará, evidenciando a práxis, necessária na abordagem pedagógica reflexiva, que coloca o “erro” como uma possibilidade de ir além, crescendo para obter o aprendizado, não apenas condenando e excluindo.
Desta forma o conhecimento é construído através de trocas entre os docentes e dicentes, realizado com questionamentos de ambas as partes, as vivências são a base que é trabalhada para elevar o senso comum, para o bom senso que permite um estudo mais baseado na reflexão, tornando o conhecimento tácito do aluno, que exprime a cultura na qual é oriundo em um conhecimento científico com bases teóricas.
A formação do aluno passa a ter uma visão mais elevada, dando ênfase à autonomia e a o debate em sala de aula, as avaliações perdem o cunho de punição e que ao final do processo emitem uma determinante exclusiva, estabelecendo metas com notas, sem a participação do aluno, na educação transformadora a avaliação é emancipatória, não determinada por notas mais com observações sobre o processo em que aluno é ativo e companheiro na construção do seu conhecimento, levando em consideração os avanços de cada um, permitindo um respeito ao tempo de cada aluno, em sala de aula, auxiliando e mediando elevação de suas capacidades.
O ensino desta forma necessita de um currículo, identificado com os alunos, favorecendo a diversidade cultural, bem como disciplinas voltadas para a capacitação para a construção de um cidadão histórico.
O Projeto Político Pedagógico deve ser construído com a comunidade, enfim a escola passa a ser um local de pesquisa, transformando a realidade local.
O transformado leva em conta os ideais de justiça, igualdade e democracia, que surgiram com os movimentos dos desfavorecidos, conhecidos como as classes populares, bem como os filósofos que participavam das classes trabalhadoras, explorados da revolução industrial.
Embora as ideais transformadoras originarem de pensadores importantes e alguns até contemporâneos, ainda é percebido nas escolas do século XXI, resquícios da doutrina da educação conservadora, pois o currículo ainda é distante dos alunos, e os assuntos referentes à diversidade cultural, como o estudo de gênero e etnia, é visto com um caráter excêntrico não incorporado a historicidade do educando, que vem buscando a construção de sua identidade, mostrando que a educação no Brasil ainda engatinha com relação a sua libertação e transformação, evoluindo para sermos um povo emancipado, pois o que vemos é uma falta de reflexão, seguindo regras modeladoras das mentes, através de estereótipos e uma elevação do senso comum, puramente aplicado sem critérios da reflexão.

Christian Tedesco Venzon

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