domingo, 13 de dezembro de 2009

O educador social


O educador social (Profissional)
O educador social assim como o professor, precisa ter um vínculo com o aluno.
A empatia se inicia com o reconhecimento do sofrimento do outro.
O aluno mostra ou não comportamentos de ajuda.
O educador social deve ter um vínculo com o aluno e para que isso de certo deve se ter um diálogo com o mesmo. Apenas através do diálogo, que deve ser um empenho de ambas as partes é que se consegue isso.
A partir do diálogo é possível passar amor e confiança.
É a partir do diálogo que podemos formar a criança, moldando-a da melhor maneira possível. Mostrando conceitos e valores do mundo adulto.
Porém é importante ressaltar que o aluno leva muito do comportamento do educador.
Por isso temos que ter nossos próprios conceitos, temos que cuidar nossa maneira de agir e temos que ser ótimos profissionais, pois seremos formadores de pessoas.
O que queremos que essas pessoas (alunos) aprendam? Somos às vezes as pessoas em que os alunos mais confiam. Na educação social, por muitas vezes os alunos vão para a escola a fim de fugir de um ambiente ruim que tem em casa. Por muitas vezes é abandonado pelos pais ou tem responsabilidades para com eles e os irmãos mais novos ou até mesmo já ajuda no sustento da casa.
Por muitas vezes lhe falta comida, carinho, lhe falta diálogo e por muitas vezes a violência faz parte do seu cotidiano.
Por isso o educador social tem que estar preparado.

O educador social (Pessoa)‏
Somos todos seres humanos. Todos temos emoções e sentimentos, pelo simples fato de sermos educadores temos que estar preparados para todos os tipos de adversidades que a educação social tem para nos mostrar. E se somos seres humanos, temos que ter muito cuidado com nossas emoções, pois o aluno vai nos analisar e nos testar. Se não estivermos preparados não vamos conseguir suportar nem passar ensinamentos a ninguém.
A saúde mental do educador social tem que ser muito trabalhada para suportar todos os desafios.

Christian Tedesco Venzon

Um comentário:

SIMONE SILVA DORNELES disse...

Christian,
Boa síntese das reflexões construídas no seminário Educação Social e Psicologia sobre o perfil do educador social.
Boa reflexão, usar linguagem inclusiva desde uma perspectiva de gênero.
Professora Simone

Postar um comentário