domingo, 13 de dezembro de 2009

Atividade de Antropologia. A Mulher

Comente a citação abaixo extraída do texto de Shirlei Rezende Sales do Espírito Santo e, a seguir, relacione com a Lei Maria da Penha.

"As diferenças de gênero, tratadas em termos hierárquicos, pautam-se em um essencialismo, que visa atribuir uma natureza biológica a diferenças e desigualdades sociais historicamente instituídas (cf. Bourdieu, 1995). Não se trata de negar as diferenças biológicas e sim de entender que essas diferenças são lidas em termos hierárquicos em que as características da mulher são apresentadas como inferiores, justificando sua posição na sociedade".


Entendo que as diferenças devem ser tratadas de maneira a não se falar em superioridade e/ou inferioridade e sim como características, afinal se analizarmos o ser humano do ponto de vista afetivo ou emotivo, vemos que as mulheres são muito mais preocupadas e evoluidas do que a maioria masculina tão preocupada com resultados e metas e talvez por isso valorizem tanto a força fisica. A lei maria da penha vem com grande força esclarecer que a violência sofrida pela mulher, jamais pode ser punida caso se confirme o crime com doações de cestas basicas, afinal assim o sentimento de impunidade iria sempre prevalecer fazendo com que o pensamento de superioridade masculina forjado com violencia jamais fosse mudado, não que hoje não exista violência contra mulher mas o fato de termos hoje leis mais rigidas ajudam a inibilas, talvez ainda chegara o dia em que a consciência irá tornar uma lei para proteger as mulheres desnecessaria enquanto esse dia não chega parabéns a Maria da Penha que com sua luta não apenas mudou a lei mas também escreveu uma bonita história de luta por justiça ainda que tardia.

Tales Bittencourt

Nenhum comentário:

Postar um comentário