A Interação Professor-Aluno
A interação professor - aluno é um tema de grande importância a ser tratado pela sociedade. Nesse momento tenebroso a que estamos vivendo, onde as situações de violência ocorrem todos os dias com os professores brasileiros, por parte de alunos e pais de alunos. Para tentarmos entender devemos ter uma noção de como ela funciona.
Segundo a autora Regina Célia Cazaux Haydt a formação da criança ocorre por meio de convívio social com os adultos e os colegas. Vivendo com outras crianças aprendem a ter noções de respeito pelo próximo, trabalho e responsabilidade. Isso é muito importante na formação do caráter da criança.
O professor, falando de uma maneira geral, é aquela pessoa de quem sempre nos lembraremos bem ou mal, todos têm recordações de alguns de nossos professores. A maneira como ele passava os conhecimentos, a maneira como ele agia com a turma tanto didática quanto afetivamente ou mesmo se ele era mais reservado. Sempre temos professores marcantes em nossas vidas.
Agora vamos ver a relação educando - educador. Para falar dessa relação primeiramente gostaria de explicar sentido do termo educando. Segundo a autora Irene Mello Carvalho na obra: O processo Didático, “Educando significa uma pessoa que se desenvolve que atualiza suas possibilidades, que se ajusta e reajusta, mediante processos dinâmicos, orientados por valores que lhe conferem individualidade e prospectividade.” Em outras palavras educando é o aluno. Seja ele criança, jovem ou adulto.
O autor diz que a construção do conhecimento é um processo interpessoal. O termo interpessoal significa que é um processo entre duas ou mais pessoas, ou seja, é um processo interativo entre educando - educador. Diz também que essa não é uma relação unilateral isso quer dizer que tem o lado do educando e o lado do educador. Sendo assim é uma troca e para haver uma troca é necessário que haja um dialogo. Tanto o aluno quanto o professor são atingidos nessa relação. O aluno em aprender conceitos e preconceitos, atitudes e idéias. E o professor também aprende com seu aluno.
Dependendo do professor a relação de troca educando - educador pode passar de uma relação favorável a uma desfavorável podendo chegar a uma rivalidade. O que não seria proveitoso para ambos. Então através da situação-problema ocorre o dialogo. O dialogo é importante na relação professor - aluno pois é considerado um processo de intercâmbio. Onde o professor de um lado mostra seus conhecimentos, suas didáticas com o intuito de passar seus conhecimentos da melhor maneira possível e por outro lado está o aluno que precisa ser motivado a receber esses conhecimentos.
Outro tema muito importante a ser tratado é a diferença autoridade versus autoritarismo. Uma das funções básicas do professor é a de incentivar e orientar o aluno. O professor precisa ter uma autoridade para orientar e incentivar o aluno no rumo certo para que se tenha o aproveitamento desejado. Para tanto é necessário ouvir o aluno, saber a hora de falar e a hora de escutar. Senão torna-se um autoritarismo onde o professor é o dono da verdade e o aluno por sua vez apenas absorve sem questionar as informações. Muitas vezes esse autoritarismo esconde uma incompetência. Por isso demonstramos essa autoridade através do diálogo. Segundo o professor Walter Esteves Garcia, em sua obra: Educação: visão teoria e prática pedagógica, a disciplina é a “ordenação de condições que possibilitem a aprendizagem”. Esse conceito está passando por uma evolução, onde o indivíduo está saindo de uma disciplina rígida baseada no terror que é a heterodisciplina e indo para uma autodisciplina.
A autosdisciplina é um conjunto de regras e valores criados pela própria pessoa através do contato com o mundo e a interação com as outras pessoas.
Como discutido anteriormente em sala de aula a heterodisciplina é imposta não tem juízo moral. Já na autodisciplina o individuo possui um autoconhecimento. Ele mesmo toma suas decisões.
Partindo da idéia que é indispensável à disciplina na sala de aula, É necessário manter a ordem para ter um bom ambiente para a troca professor - aluno. Se quisermos que o aluno se comprometa com o ato de aprender devemos ensiná-lo a ter autodisciplina. Para isso o professor deve entender o aluno com suas qualidades e defeitos. Quando tiver que repreender um aluno que não o faça em público, pois o aluno tende a repetir o comportamento que o professor espera dele.
Depois de sua pesquisa sobre os procedimentos adotados pelos professores para orientar a conduta de seus alunos e a conseqüente eficácia dessas técnicas foi constatado que alguns procedimentos que tomamos contribuem para a formação de um autoconceito positivo. De acordo com Derek C. Briggs, em sua pesquisa sobre os procedimentos tomados pelos professores para melhorar a conduta de seus alunos. Vemos que dois procedimentos são bem marcantes nessa pesquisa. São eles: A importância de se explicar a razão das regras mostrando a necessidade delas e também levar em conta a história pessoal do aluno.
Para que haja vontade de aprender por parte do aluno também é importante que o mesmo seja motivado. O professor deve incentivar a aprendizagem. Para isso o professor utiliza alguns procedimentos incentivadores durante toda a aula. Mas também é necessário que o professor se mostre motivado e seguro quanto ao assunto um professor que se mostrar apático e indiferente dificilmente conseguira motivar os alunos.
Por último é importante planejar as aulas tendo com muita clareza os objetivos que se pretende atingir bem como a metodologia usada e as atividades bem elaboradas. Com tudo isso fica menos difícil o trabalho do professor na árdua tarefa de ensinar.
Christian Tedesco Venzon
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